Blog

Marcelo Mendes 12 jun 2018
 
 

Saiba Tudo Sobre Como Construir o Seu Website

Muitas vezes fui procurado por amigos em busca de orientação que, por algum motivo, queriam um Site mas não sabiam como ou onde iriam conseguir construí-lo e hospedá-lo. Embora pareça uma simples pergunta, com o tempo descobri que não o é. O diagnóstico errado fatalmente levará ao fracasso do projeto e ao consequente desperdício de tempo e dinheiro.

Neste artigo faço uma esplanação sobre as alternativas para a construção de sítios (em bom português) na internet, mostrando suas características lado a lado, evidenciando as diferenças entre elas.  O objetivo é fornecer os fundamentos necessários para uma decisão conscienteadequada ao desejado. Adianto que minha exposição é estritamente técnica, tendo como objetivo o posicionamento do iEmpresarial como uma possível solução para quem busca aquilo que oferecemos. Acredito que seja uma forma honesta de captar clientes ou encaminhá-los para outros fornecedores mais adequados ao que procuram ou precisam.

Sabemos que cada caso é um caso, mas, hoje, encontramos basicamente duas alternativas para construir e hospedar o seu site.

1) Serviços de Hospedagem de Auto Atendimento
Gratuitos ou pagos, são 100% automatizados, onde o próprio usuário configura suas páginas e serviços disponíveis, os quais ficarão hospedados nos servidores do provedor do serviço.  

2) Sites Construídos e Hospedados de Forma Assistida
Pagos, desenvolvidos e mantidos por profissionais desenvolvedores especializados em tecnologias da web. O desenvolvimento e a hospedagem são desacoplados. Os serviços são implementados sob encomenda.

 
 
Algumas Comparações entre as duas plataformas
 
quesito automática 1 humana 2
Propriedade páginas Provedor Cliente ou Desenvolvedor
Propriedade programas Provedor cliente ou Desenvolvedor
Nível de serviço limitado Sob medida, escalonável
Atualizações conteúdos difícil, não Desenvolvedor, limitado
Aprimoramentos Não Desenvolvedor, custo alto
Novas funcionalidades Não Desenvolvedor, custo alto
Tempo de construção rápido longo
Custo de construção  baixo alto
Dependência técnico não dependente
Design das Páginas Limitado Exclusivo, Artístico


Para se chegar a decisão correta sobre a plataforma, a primeira questão é o porquê de se querer um site. A resposta é que irá determinar qual a melhor opção para sua implementação. 

Os objetivos variam em sua amplitude. Os mais específicos são aqueles com foco na implementação da funcionalidade, não importando muito outros aspectos. Nestes casos  é mais fácil, rápido e barato procurar em provedor que alugue o serviço, como na opção 1 - automática. Os serviços mais comuns, principamente e-commerce e blog, ou a simples presença na Internet através de sites estáticos, são vastamente oferecidos e fáceis de serem encontrados. Outros, mas epecíficos, podem não ser encontrados, restando  a opção 2 - humana (e a opção 3 que veremos mais a diante) como alternativa.

Conforme o nível de exigências e a amplitude dos objetivos vai aumentando, fica mais difícil encontrar alguma plataforma que atenda ao que se deseja, levando à opção 2 - humana (ou à opção 3, veremos mais a diante). Eu poderia dar mil exemplos, mas é fácil imaginar que as plataformas 100% automatizadas oferecem uma gama limitada de recursos. Em contrapartida, a alternativa de contratar serviço profissional, humano, não tem limites, onde tudo é possível, mas que obviamente implica no custo do serviço, justificando o preço mais elevado.

Comparando as opções, podemos resumir que a opção (1) automatizada pode ser encarada como o aluguel de um serviço que atende ao que se quer, mesmo que seja necessário se adaptar às limitações impostas. É importante estar consciente, sem planos de expandir ou obter melhorias. Contudo, além de barata, está pronta e pode ser usada imediatamente.

Em contrapartida, a opção (2), humana, não tem limites. Tudo é possível, mas deverá ser construído e por isso é mais caro. Pode ser encarada como uma compra, é definitiva. Quem quer recursos ou funcionalidades diversas, ou exclusividade, requinte, adequação sob medida, entre outras exigências, terá que procurar profissionais que o assistam e construam. Essa também é uma tarefa delicada. Vai levar mais tempo, com um custo maior  e existem questões delicadas que devem ser cuidadosamente entendidas e combinadas, como propriedade sobre as páginas (design), sobre os programas, guarda dos dados, documentação, suporte e outros.

Foi pensando nesse "buraco" que existe entre as plataformas automatizadas e humanas que criamos a iEmpresarial, uma plataforma que une o automático com o humano, buscando o que há de melhor em cada uma delas. Adicionalmente, criamos uma área exclusivamente para a fase do desenvolvimento dos projetos, facilitando a interação (caixa postal, envio de material) com nossos clientes (construindo a quatro mãos) e o acompanhamento do projeto (diariamente enviado por e-mail), entre outras facilidades importantes.
 
COMPARAÇÃO DAS TRÊS plataformas
 
quesito automática 1 iEmpresarial humana 2
Propriedade páginas Provedor Cliente Cliente ou Desenvolvedor
Propriedade programas Provedor Provedor cliente ou Desenvolvedor
Nível de serviço limitado ilimitado ilimitado
Atualizações conteúdos difícil, não Cliente, assistente Desenvolvedor, limitado
Aprimoramentos não sob encomenda Desenvolvedor, custo alto
Novas funcionalidades não plugável, contratada Desenvolvedor, custo alto
Tempo de construção rápido - DIAS 21 a 45 dias longo - MESES
Custo de construção  baixo baixo-médio alto
Dependência técnico não NÃO dependente
Design das Páginas Limitado Exclusivo, Artístico Exclusivo, Artístico
Custo de Hospedagem baixo médio baixo 
 
funcionalidades DURANTE A CONSTRUÇÃO
1 - automatizado  |  2 - humano  |  3 - Misto (iEmpresarial)


posição inícial
(1-completo, 2-vazio, 3-algumas funcionalidades)



posição intermediária
(1-completo, 2-quase completo, 3-algumas funcionalidades)
 



posição FINAL
(1-completo, 2-completo E EXPANSÍVEL, 3-COMPLETO)

 

 

Comentários

achei legal mas ainda ficaram dúvidas. Espero que hajam outros artigos para explicar melhor.

Faltou noção de preço

Rogério, o preço varia bastante, vale pesquisar.

Poderia apontar os principais players do mercado

Os grande provedores, a maioria oferece sites da categoria automatizado.Alguns, mais limitados, são grátis. Outros ficam em torno de R$400, R$600 a anuidade.Já os sob encomenda, aí varia muito, só vendo.

Por favor, poderiam entrar em contato pelo e-mail que acabo de informar aqui? Obrigado.

Entraremos em contato em breve, Anísia.

Deixe um comentário

Nome deve ser preenchido
Um e-mail válido deve ser informado
Comentário deve ser informado