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Marcelo Mendes 16 jul 2018
 
 

Seu Negócio na Internet - Tudo ou quase nada

Foi-se o tempo em que ter um website simples ou uma fan page era suficiente para o sucesso do negócio. Hoje, para a grande maioria dos empreendimentos, pode ser pouco, ou quase nada.

A Internet é, hoje, o principal veículo de interação entre fornecedores e consumidores. Divulgar, atrair, captar, atender, vender e fidelizar. Todas essas ações se dão com grande relevância pela Internet

Essa realidade se deve não só ao custo / benefício proporcionado pela grande rede, mas simplesmente porque é lá que está o mercado e toda a tecnologia em que ele se baseia. O meio físico não vive mais sem o digital

Objetivamente, uma presença sólida na Internet proporciona eficiência e eficácia às empresas que a alcançam. Podemos entender por "presença sólida" uma estrutura que atenda plenamente aos negócios da empresa na internet, o que pode variar em alguns aspectos, dependendo da área de atuação, do momento e das possibilidades da empresa, mas que, em grande linhas, envolve os seguintes aspectos:

  • SER VISÍVEL - encontrado por quem estiver procurando pelos produtos ofertados;
  • CAPTAR INTERESSADOS - Campanhas que tragam diretamente os interessados;
  • CONVERTER EM CLIENTES - Converter em venda os seus visitantes;
  • FIDELIZAR -  Atender bem, gerando fãs que voltarão a comprar e indicarão a empresa;
  • GERIR O NEGÓCIO - Ser capaz de apurar os resultados do negócio e garantir seu bom funcionamento;
  • APOIAR O ATENDIMENTO - Prestar os serviços passíveis de automação através do site;
     

Ciclo de cAptação, conversão e fiDelização 

O ciclo captação, conversão e fidelização retrata o fluxo do processo que leva os interessados na oferta até o site que a oferece, converte eles em clientes e os transforma em fãs (fidelizar), potencializando boas indicações e o retorno deles para futuras compras.  

CRM (CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT ) COMO APOIO AO ATENDIMENTO

Já a gestão do negócio e o atendimento aos clientes, dependendo do tipo de negócio, são facilitados e ganham qualidade quando estão acoplados ao site.  Mas isso veremos mais adiante, em outros artigos, analisando casos específicos. Vamos verificar propostas de como implementar estruturas capazes de realizar os processos assinalados acima, as variantes,  e comparar com os métodos clássicos de Marketing e de Gestão de Negócio

Nos próximos artigos estaremos demonstrando como aproveitar a internet para alguns segmentos de negócio. Nossa abordagem será através da montagem de cenários, desde a participação mínima, demonstrando uma presença pontual na internet,  até o pleno, onde ilustraremos uma estrutura completa, capaz de aproveitar ao máximo as tecnologias e serviços disponíveis na grande rede, demonstrando que as soluções mais completas levam não só a resultados melhores, mas também a uma economia significtiva nos custos de Marketing.

Para inaugurar a série, o primeiro case será analisando o lançamento na internet de uma empresa de venda de produtos:

  1. Seu Negócio na Internet - Tudo ou Quase Nada - Venda de Produtos


        Marcelo Mendes           
        Engenheiro de Software / PUC-RJ
https://www.linkedin.com/in/marcelo-de-andrade-mendes/

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